quarta-feira, agosto 03, 2011

A viúva de Naím . O encontro com Jesus


O texto base, para reflexão desta semana, encontra-se no evangelho de Lucas capitulo 7, e relata o encontro de duas multidões. No meio delas, dois personagens que se destacam: Jesus e a Viúva de Naim.
Esta passagem é muito especial e se distingue das outras, estudadas até aqui, por um aspecto:
Em todos os outros encontros, com as mais variadas pessoas, sempre houve por parte do necessitado a iniciativa de procurar Jesus, no entanto, este foi diferente.
Dizem as escrituras que Jesus seguia com seus discípulos e uma grande multidão em direção a Naim – cidade israelense que existe até hoje.
O texto diz que, ao se aproximar da porta de entrada da cidade, vinha saindo um cortejo fúnebre – uma grande multidão – e, no meio, uma mãe desesperada que lamentava profundamente a morte do seu único filho.
O seu desespero e lamento são facilmente entendidos.
Óbvio que, emocionalmente falando, aquela mulher estava extremamente abalada, pois, conforme o texto diz, já havia perdido o seu marido.
Além do mais, a mulher, dentro daquele contexto sócio-econômico-religioso, era inteiramente dependente do seu esposo. Portanto, com a morte do companheiro, a sua única fonte de sustento seria o único filho, que acabara de falecer.
As escrituras não dizem, mas, fico a imaginar o que se passava pela cabeça daquela mulher em um momento tão angustiante como aquele.
A multidão que a acompanhava, vivia, juntamente com ela, o luto, a tristeza, o lamento, a angustia, o desespero e nada podia fazer, a não ser, tentar consolá-la.
No entanto, o texto diz que Jesus, com o coração cheio de amor e compaixão, olhou para aquela mulher e vendo seu desespero, disse-lhe: “não chores.
Este foi um providencial encontro.
O Mestre aproximou-se e tocou no esquife – espécie de maca – fazendo assim, aquele cortejo parar. E, com uma palavra de ordem e autoridade disse: Jovem, a ti te digo: levanta-te.
E naquele mesmo momento, o que era desespero transformou-se em esperança, o que era tristeza transformou-se em alegria, o que eram morte e luto se transformaram em vida e paz.
E Jesus em um ato singelo, mas, inteiramente significante para aquela mulher, entregou-o a sua mãe.
 
Lembre-se:
 
Você pode está vivendo, assim como aquela viúva, momentos de dor e desespero que sobrevém em nossas vidas, e, desta forma, imaginar que o seu problema não tem solução, achando que Deus não olha para você ou até mesmo te esqueceu.
Portanto, te digo que o simples fato de lê este texto acreditando que Jesus chegou até você, significa que ele te ama e tem compaixão por ti.
Creia e o milagre acontecerá agora.
 
Carlos André G. Silva

1 comentários:


Graça e paz aos editores do blog!

Sou a Wilma Rejane, autora desse estudo e meu blog sequer foi citado (ou por desinformação ou má intenção mesmo).

Peço que corrijam e ajam como servos de Deus, colocando os devidos créditos.

Este é o link do artigo original:

http://www.atendanarocha.com/2009/07/o-filho-da-viuva-de-naim.html

Grata

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...