domingo, janeiro 01, 2012

Fez Votos ou Promessas? Cumpra-os!



Texto Base: "Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votes e não pagues" (Eclesiastes: 5.4-5 ).

Para iniciarmos bem o ano novo, onde fazemos promessas, votos que vamos ser melhor aqui ou ali, nisso ou naquilo. Vamos falar da importância do voto que fazemos, tão importante que a Bíblia nos diz que é melhor nem fazer, do que fazer e não cumprir.
 A Bíblia nos fala a história de um homem por nome de Jefté, que fez um voto ao Senhor, que se Deus lhes concedesse vitória sobre os filhos de Amon, a primeira pessoa que saisse ao encontro deles quando voltassem da guerra, seria oferecida a Deus em holocausto. Então foram, e venceram a peleja, voltando ele a sua casa em Mizpá, a sua filha lhe saiu ao encontro, com isso Jefté lembra-se do voto feito ao Senhor. Muito complicado o voto de Jefté não é verdade? Mas mesmo sendo sua filha, Jefté cumpriu o seu voto.

Boas intenções é uma coisa, mas votos são outra bem mais séria. O voto era a promessa ou compromisso assumido em tributo a Deus. Os adoradores muitas vezes juravam fazer alguma coisa incomum se Deus atendesse ao seu pedido de oração. Não se exigia que ninguém fizesse votos, mas, uma vez feitos, era obrigatório cumpri-los. Votos feitos impensadamente, sem levar em conta quanto custaria cumpri-los, tinham de ser cumpridos da mesma forma. Por isso, o Pregador achava que era melhor não fazer votos do que fazer e deixar de cumpri-los.
O mundo ímpio, promete, promete, e quantas promessas ficam sem ser cumpridas. Nas campanhas políticas, ouvimos os homens assumirem compromissos publicamente e quando eleitos, grande parte daquilo que falaram, nunca farão. Talvez você já tenha ouvido promessas de um aumento salarial  que nunca saiu. Quem sabe alguém lhe acenou com a possibilidade de um emprego e...nada. E o que dizer de tantas eternas juras de amor, e hoje, não raras vezes, casamentos resultam em divórcios. Uma grande parte de compromissos com homens, não são cumpridos.
E o que dizer dos votos feitos a Deus  que logo caem no esquecimento? Quantas pessoas quando estão desempregadas, empenham sua palavra a Ele dizendo: Senhor, se me abrires uma porta de emprego, o primeiro salário entregarei para  tua obra. Deus, a partir do próximo mês, serei um dizimista fiel. Pai, assumo o compromisso de ler toda a Bíblia durante o próximo ano. E quantos e quantos votos feitos, caem no esquecimento.

Finalizo a mensagem com o mesmo texto base...

"Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votes e não pagues" (Eclesiastes: 5.4-5 ).

http://blogcasadeoracao.blogspot.com/2012/01/fez-votos-ou-promessas-cumpra-os.html

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...