quinta-feira, maio 10, 2012

Entrevista com o cientista cristão Luis Pianowski.


Farmacêutico pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR e PhD em Tecnologia Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia do Porto, o Dr. Luis Pianowski participou do desenvolvimento de vários produtos do mercado farmacêutico e atualmente é coordenador geral de uma pesquisa para o combate do câncer utilizando-se a planta aveloz, e ainda coordena estudos pré-clínicos para um medicamento contra o HIV. Nesta entrevista concedida à UBEblogs ele fala sobre suas pesquisas, a relação entre fé e ciência, sua conversão e sobre seu blog afiliado.

UBEblogs -  Quais são os trabalhos científicos que o Sr. tem desenvolvido?
Pianowski - Tenho mais de 25 patentes e vários produtos no mercado em que participei ativamente do desenvolvimento, como Acheflan, Sintocalmy, Giamebil etc.
Hoje estamos estudando um medicamento para câncer em fase II (humanos) em vários hospitais, para câncer de próstata e logo reiniciaremos com o de mama.
Estamos para começar na Alemanha a Fase I (em humanos) de um remédio inovador para dor e inflamação.
E trabalhando muito num produto revolucionário para HIV. Diferente dos outros que existem no mercado esse tem se mostrado muito ativo in vitro para tirar o vírus da latência, isso é fazê-lo sair do “esconderijo” e as drogas antivirais os destruírem. O próximo passo é testar em macacos Rhesus nos EUA. Que deverá acontecer em um ou 2 meses.

UBEblogs - Existe dicotomia entre fé cristã e ciência?
Pianowski  - Na minha opinião a dicotomia só existe por parte daqueles que não creem e tentam colocar a ciência como real e a fé como utopia.
Acontece que quanto mais nos aprofundamos na ciência vemos o quanto é difícil ser ateu. Deuteronômio 29:29 trás o que nos pertencem e o que pertencem a Ele.
Quando vejo o funcionamento perfeito de uma célula ou a perfeição do cosmos fico extasiado e me lembro do Salmo 19:1 “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”. Existe uma síndrome do reducionismo que o  escritor Philip Yancey muito bem colocou. E eu acrescento o homem somente nomeia ou descobre aquilo que Deus fez.

UBEblogs - Fale-nos sobre a sua conversão e caminhada cristã.
Pianowski  - Tinha 17 anos e morava em Castro-PR, estava indo a uma igreja Presbiteriana e um belo dia ao ouvir uma cantata sobre o filho pródigo entreguei minha vida a Jesus. 37 anos depois continuo na caminhada e com várias experiências pessoal com o ES. Todas muito marcantes, tanto na vida pessoal como profissional. Na profissional meu eterno orientador é Jesus, do qual recebo inspiração e respostas. Hoje pela graça Dele sou chamado em vários lugares no Brasil e no mundo para levar palavra, o que me deixa muito feliz. Sou um pesquisador Cristão ou melhor um Cristão pesquisador.

UBEblogs  - Qual o objetivo de criar o blog?
Pianowski  - Os objetivos foram basicamente dois: 1) Deixar claro que sou cristão mostrando a coerência dos fatos científicos com a fé; b)  Escrever pequenos artigos que vou aumentado e transformando em capítulos de um livro que pretendo publicar.

UBEblogs  - O Sr. acha importante a participação dos cristãos na blogosfera? Por quê?
Pianowski   - Devemos ser sal e não só dentro do “saleiro” (igreja). O sal deve atingir o máximo de pessoas possíveis (inclusive escrevi sobre o sal no blog) e a internet é o saleiro virtual. Ora se temos um saleiro tão abrangente assim, que chega nas mesas, digo computadores de todos porque não usá-lo? O blog é um lugar para exteriorizarmos o que o nosso coração possui, portanto o Cristão deve usá-lo em abundância, pois todo Cristão espiritualmente possui um coração que bomba o “sangue de Jesus”.

Acesso o blog do Dr. Pianowski: Fé e Ciência.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...