quinta-feira, agosto 11, 2011

Zaqueu. O encontro com Jesus - 11 de agosto de 2011


Desde, então, começou Jesus a pregar, e a dizer: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mat. 4:17). “… Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento" (Mat. 9:13).

Desde que Jesus começou o seu ministério, na terra, a palavra arrependimento sempre foi a tônica de suas pregações.
O profeta João Batista que, segundo a bíblia, veio preparar o caminho para a chegada de Jesus, também abordava, constantemente, este tema em suas mensagens.
Em certo momento ele diz que, um verdadeiro arrependimento, deveria ser acompanhado de mudanças visíveis por toda sociedade.
E disse João Batista: ”produzi, pois, frutos dignos de arrependimento!
Isto é simples de entender.
O que esperar, por exemplo, de uma mangueira? Que ela dê o seu fruto, que por lógica, é a manga. No entanto, se isto não acontecer, significa que algo está errado.
O que Jesus e João Batista queriam dizer, em suas mensagens, era basicamente isto: se você deseja fazer parte do Reino dos Céus, é necessário que se arrependa, e este arrependimento nada tem a ver com: remorso, choro, gritarias ou quaisquer outros tipos de emoções.
O verdadeiro arrependimento é aquele que provoca na pessoa uma mudança de mente, de comportamento, ou, como alguns dizem: do estilo de vida.
Afinal de contas a palavra, arrependimento, vem do grego, e quer dizer Metanóia: (Meta=Mente, Noia=Mudança), mudança de mente.
Na bíblia sagrada, um dos melhores personagens para ilustrar o que é uma verdadeira metanóia é Zaqueu.
A história deste homem, e seu encontro com o Mestre, esta registrada no evangelho de Lucas capitulo 19.
Zaqueu era um publicano, cobrador de impostos do império romano, homem muito rico e de pequena estatura. Não era visto com bons olhos pelos judeus e religiosos, pois era acusado de extorsão e de ser pecador.
Pois bem, este homem ouviu dizer que Jesus acabara de entrar em Jericó e apressou-se para vê-lo. Mas, não seria tão simples assim, conseguir o tão sonhado desejo – contemplar o Mestre com seus próprios olhos – visto que a sua estatura o impedia.
No entanto, aquele homem olhou para frente, não desistiu do seu objetivo e vendo uma árvore, denominada na bíblia como sicômoro bravo, correu adiante e subindo nela não olhou para os espinhos que poderiam lhe causar sérias lesões.
Acomodou-se na copa da árvore e só esperava a passagem de Jesus.
Mas, Zaqueu não sabia que, naquele dia, Deus lhe havia preparado uma surpresa. E, como em uma forma de presentear a atitude daquele homem, Jesus olha para cima e percebe a presença de Zaqueu na árvore.
Convida-o a descer depressa e diz: hoje, Zaqueu, me convém pousar em tua casa!
Zaqueu poderia ter dito: “Jesus, eu não quero sua presença em minha casa. Eu só subr nesta árvore por que tinha a curiosidade, assim como muitos aqui, de vê-lo pessoalmente”.
Felizmente, para Zaqueu, esta não foi a resposta.
E esta nunca deve ser a resposta para um convite do Mestre.
Zaqueu desceu depressa e recebeu-o alegremente!
O texto diz que, após perceber a presença de Jesus, na casa de Zaqueu, os religiosos começaram a murmurar entre si dizendo que entrara para ser hóspede de um pecador.
É sempre assim quando resolvemos tomar a decisão de seguir Jesus e mudar de vida. Sempre existirão aqueles que vão apontar o dedo dizendo: “olha, aquele agora quer dá uma de santo, depois que aprontou tanto na vida”.
Não sabendo, estas pessoas, que este é o grande mistério da morte de Cristo na cruz: salvar o que se havia perdido – a comunhão entre Deus e os homens – através da morte e ressurreição de Cristo Jesus.
E foi exatamente isto o que aconteceu na casa e vida de Zaqueu.
Naquele exato momento em que Jesus entrou na casa de Zaqueu, houve arrependimento, houve metanóia, houve mudança de mente.
E como isto ficou evidenciado?
E disse Zaqueu a Jesus: ”Senhor, eis que dou a metade dos meus bens aos pobres; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.”
A bíblia não relata se houve choro, gritaria ou remorso.
Mas relata que houve um verdadeiro arrependimento!
Houve salvação nesta casa! Como bem disse Jesus.
 
Lembre-se:
 
A bíblia diz em Apocalipse 3:20: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.”
Este é o convite de Jesus. Ele deseja ceiar contigo. Mas, para isto, você precisa querer ceiar com Ele.
Pois, Jesus, sim, respeita o seu direito de escolha.
 
Carlos André G. Silva

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...