sexta-feira, abril 06, 2012

Ele Morreu Por Nós.


Lembro-me da primeira vez que ouvi essa frase: Jesus morreu por você! Na época, aquilo para mim não possuía muito significado, não passava de mais um jargão do povo evangélico, aqueles que usam terno lilás, cabelo dividido no meio e andam com uma bíblia de capa preta debaixo do braço. Porém, algum tempo depois, estudando sobre a vida de Jesus pude descobrir e entender que Jesus realmente havia morrido por mim. Assim como morreu por mim, Jesus morreu por você também.
Mas como? Eu nem sei direito quem é esse Jesus, não me interesso por ele. Como poderia ele ter morrido por mim? Mesmo você não o conhecendo, Jesus o conhece, quando você ainda estava na barriga de sua mãe Jesus já sabia seu nome, e quando ele estava pregado na cruz do calvário ele sabia que estava ali por você.

Mas afinal. Por que Jesus morreu por nós?
O homem sendo pecador está afastado de Deus, porém Deus, no seu infinito amor, se recusa a deixar-nos dessa maneira. Contudo, Deus precisava resolver o problema do pecado da humanidade.

Josh McDowell comumente usa um incidente ocorrido na há vários anos na Califórnia para ilustrar o que Jesus realizou na cruz. Uma jovem foi detida por um policial por excesso de velocidade. Ela recebeu a multa e compareceu perante o juiz, como estabelece a lei da Califórnia. O juiz leu a acusação e perguntou a jovem: "Você se declarara culpada?". Sim - respondeu a moça. O juiz baixou o martelo e a multou em 100 dólares ou dez dias de detenção. Logo após aconteceu um fato impressionante. O juiz levantou-se, tirou a toga, deu a volta e chegou à frente da mesa. Retirou a carteira do bolso e pagou a multa. O juiz pagou a multa???  O juiz era o pai da moça. Ele amava muito a filha, mas não poderia simplesmente lhe dizer: "Como eu lhe amo muito, lhe perdôo. Pode ir embora". Se tivesse procedido dessa maneira não seria um juiz honesto. Não estaria cumprindo a lei. Mas ele amava tanto a filha que estava disposto a desvestir-se da toga, descer de sua posição, ir à frente do tribunal, e representá-la como seu pai e pagar a multa.

Essa ilustração nos mostra até certo ponto o que Deus fez por nós através de Jesus. A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte, sendo assim, todos nós, sendo pecadores, estávamos condenados a não gozar da vida Eterna que Deus nos reserva. Porém, sendo um Deus de amor, ele estava disposto a descer de seu trono na forma de Jesus e pagar o preço por todos nós, que foi sua morte na cruz.

Talvez você esteja se perguntando: Não seria muito mais fácil Deus apenas nos perdoar e nos instruir a não mais pecar?
Por muitas vezes Deus instruiu o povo a não pecar e o perdoou. Primeiro precisamos entender que sempre que há perdão, há também algum tipo de compensação. Digamos que um filho, correndo pela casa, esbarre em uma televisão e a deixe cair no chão. O garoto começa a chorar, então o pai o abraça e diz: Filho, não chore, papai o ama e o perdoa.

Talvez você se pergunte agora: Mas não é exatamente isso que Deus deveria fazer? Tudo bem, mas quem paga pela perda? O pai paga! Há uma perda, a tv, e alguém deve pagar por ela, mesmo que o pai não compre outra tv, o preço a ser pago é ficar sem tv.
Digamos que eu o insulte na frente de várias pessoas. Mais tarde, arrependido, vou até você e lhe digo: Me desculpe, fui um tolo, me perdoe pelo que eu fiz. Você pode me perdoar, porém quem estará pagando o preço do insulto é você.
Foi exatamente isso que Deus fez, ele nos perdoou no seu infinito amor, mas estava a disposto a descer de seu trono, e ele próprio pagar o preço por todos nós através do seu sacrifício na cruz, e para que através desse sacrifício e de nossa confiança em Jesus nós possamos novamente estar unidos com Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...