segunda-feira, novembro 22, 2010

Lidando com o desânimo - 22 de novembro de 2010



Josué 7:5 - “(…) Diante disso o povo desanimou completamente.”

A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e Jesus Cristo, nosso Senhor. Um dos males que mais afeta a humanidade do mundo pós-moderno é o desânimo. As pessoas desanimam-se com situações causadas por elas mesmas ou por outros, desanimam-se com sonhos, projetos e com tudo o que foi planejado para dar certo e não deu. Desanimam quando aquilo que acreditavam que seria um sucesso, foi um fracasso.

O povo de Israel vivia um momento de grande alegria, afinal tinham conquistado a cidade de Jericó – derrubaram as muralhas, destruíram tudo e todos que lá moravam, com exceção de Raabe, a prostituta; e consagraram aquele local ao Senhor. O povo tinha feito o que o Senhor lhes ordenara. Mais tarde, descobriram que um dentre eles, Acã, tinha se apossado de uma barra de ouro, uma capa e uma prata que tinha encontrado em Jericó, o que desagradou ao coração de Deus, deixando-O irado.

Sucedeu que Josué, tendo enviado homens de Jericó a cidade de Ai para que a espionassem, recebeu destes a notícia de que não seria necessário um grande exército para lutar em Ai, pois eram poucos o exército deles! Porém, os homens de Ai puseram o exército de Israel em fuga, chegando a matar trinta e seis deles; os perseguiram e os feriram. Diante desta situação, o povo desanimou!

Muitas vezes somos atacados por situações adversas que nos tiram noites de sono, a paz e até mesmo nosso ânimo para continuar com nossos planos e projetos que outrora tínhamos em mente. Na história do povo de Israel, lemos que o povo tinha se abalado por causa de um pequeno exército inimigo; às vezes, conosco acontece o mesmo – algo tão pequeno, que não poderíamos imaginar como sendo perigoso e destrutível, pode nos desanimar. Seja este pequeno exército os nossos temperamentos, que podem gerar conflitos com nossos colegas de trabalho e superiores; pode ser o nosso vocabulário, que nos traz uma péssima reputação, uma imagem de uma pessoa carrancuda e agressiva; ou até mesmo, pode ser nossas atitudes egoístas que podem machucar pessoas a nossa volta.

No contexto de Josué 7, a derrota do povo tinha sido causada pela desobediência de um homem: Acã – este homem tinha escondido em sua tenda uma capa, uma barra de ouro e a prata que pertencia à Jericó, indo contra a vontade de Deus. E por causa desta atitude, Deus tinha se irado com a nação israelita. Em meio a isso tudo, levanta-se a pessoa de Josué, o líder do povo de Deus, juntamente com todas as autoridades de Israel e decidem em seus corações algumas atitudes que precisamos também tomar quando o desânimo tomar conta de nossas vidas.

1ª. Atitude – verso seis – Rasgou as vestes!
Josué reconheceu sua dependência de Deus; reconheceu que não tinha nada e estava, por completo, nas mãos do Grande Eu Sou, o Todo-Poderoso. Em meio às nossas angústias, precisamos reconhecer que somente um é capaz de nos ajudar: Deus – Ele é o Todo-Poderoso que se manifesta na forma de paz, esperança e alegria para com todos aqueles que O buscam e crêem em Seu poder.

2ª. Atitude – verso seis – Prostrou-se rosto em terra!
Josué reconheceu a autoridade de Deus. Nosso Deus é capaz de nos dar e nos tirar tudo da forma que Ele quiser, afinal, Ele é o nosso pastor e nada nos faltará. Como uma música cantada por Matt Redman – “He gives and He takes away, my heart will choose to say: Blessed be your name!” Na alegria ou na dor, na fartura ou na escassez, em todas as coisas; louvado seja o nome do Senhor, Ele cuida dos Seus e não deixa nenhum deles desamparados. Afinal, o Senhor é o nosso pastor e nada nos faltará!

3ª. Atitude – verso seis – Ali permaneceu até tarde!
Josué foi determinado até receber de Deus a sua resposta. Precisamos ter perseverança na oração, crendo que Deus, no Seu tempo, irá nos trazer um renovo e porá um cântico novo nos nossos lábios.

E então, o Senhor ouvindo o pedido do Seu servo em favor de Israel, lhe pede duas condições para que o bom ânimo voltasse a fazer parte da vida de todos: Levanta-se (verso dez) e Vá, Santifique o povo (verso treze).

Hoje, Deus também quer te dizer o mesmo: Levanta-te e prossiga com a tua jornada; tão somente, santifique a tua vida a Ele através de uma mudança, seja ela nos teus temperamentos, no teu vocabulário, nas tuas atitudes e em tudo na tua vida que precisa ser transformado, afim de que a glória Dele se faça manifesta.
Que Deus te abençoe e te guarde de todo mal!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...