sexta-feira, novembro 26, 2010

Vivenciando grandes Desafios! - 26 de novembro de 2010



Josué 1:9 - “Não to mandei Eu? Sê Forte e Corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”

Havia certo personagem que uma vez recebeu de Deus um grande desafio, repita comigo: Grande Desafio! Este personagem, alguém como você e eu, tinha sonhos, projetos e esperança de um futuro promissor. Chega um tempo que todo menino, toda menina, precisa se desvincular debaixo das “asas” do papai e da mamãe para então, poder vivenciar as promessas de Deus para a vida dele (a). Foi assim com Josué, após a morte de Moisés – líder do povo de Israel que após livrar o povo da escravidão no Egito, o conduz pelo deserto com destino à Terra Prometida – recebera de Deus a incumbência de continuar liderando o povo de Deus pelo deserto (que desafio!)

Josué, assim como todo jovem, teve muito medo (repita comigo: Ele teve medo!). E o Senhor, chegou a ele como vemos em Josué 1:5 e diz: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei”. E, em Josué 1:9, o Senhor ainda diz:“ (....) não te atemorizes, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” Em meio a toda dificuldade, todo desafio e toda luta; Deus estaria com Josué. Meus amados, nosso Deus é imutável – Ele não muda nunca, nosso Deus é o mesmo ontem e será o mesmo, eternamente! O mesmo Deus que se apresentou a Josué com palavras de coragem, se apresenta a cada de um nós em meio aos nossos desafios e diz: Coragem, Não tenhas medo!

Mas Deus pede a Josué três condições para que tudo ocorresse bem na vida daquele moço, conforme lemos em Josué 1:7 – “Tão somente esforça-te e tem muito bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda lei que meu servo Moisés te ordenou (...)” – Esforço, Bom Ânimo e Meditar na Lei de Deus. E então, conforme o final de Josué 1:8 – “(...) porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” Note bem que Deus não passa a mão na cabeçinha de Josué e nem o trata com o moçinho que precisa de atenção especial, mas diz para ele ter coragem e bom ânimo! Muitas vezes precisamos de coragem para enfrentar os nossos desafios do dia-a-dia (dinâmicas de grupo e entrevistas para emprego, provas da universidade, chefes com temperamentos explosivos, pessoas difíceis de lidar, estresse no trabalho, dentre tantos outros desafios) e muito bom ânimo para acordarmos com expectativa de que as coisas irão mudar e tudo vai melhorar. Além disso, Deus lembra a Josué para ele não se esquecer de meditar nas palavras contidas no Livro da Lei escritas por Moisés, traduzindo para nós seria, leitura da Palavra de Deus constantemente, amar a Palavra mais que televisão e internet; e assim, teremos nossos caminhos prósperos!

Ao final da vida deste moço ele pode olhar para a história dele e ver grandes feitos: a travessia do Jordão, você pode chamar isto aqui de qualquer obstáculo que você tenha que encarar para chegar ao seu objetivo final; a derrubada das muralhas de Jericó, você pode chamar de vitória sobre os gigantes que te sufocam; e a chegada a Terra Prometida, que é o local que Deus tem te prometido, os objetivos que você almeja alcançar! Deus te abençoe!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...