segunda-feira, março 07, 2011

A àgua na garrafa - 07 de março de 2011

Romanos 12:10 - Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

Contam que um certo homem estava perdido no deserto, prestes a morrer de sede. Foi quando ele chegou a uma casinha velha - uma cabana desmoronando - sem janelas, sem teto, batida pelo tempo.
O homem perambulou por ali e encontrou uma pequena sombra onde se acomodou, fugindo do calor do sol .
Olhando ao redor, viu uma bomba a alguns metros de distância, bem velha e enferrujada. Ele se arrastou até ali, agarrou a manivela, e começou a bombear sem parar. Nada aconteceu.
Desapontado, caiu cansado para trás e notou que ao lado da bomba havia uma garrafa. Ele a limpou e removendo a sujeira e o pó, e leu o seguinte recado: "Você precisa primeiro preparar a bomba com toda a água desta garrafa, meu amigo. E uma observação no final dizia: "Faça o favor de encher a garrafa outra vez antes de partir.
O homem arrancou a rolha da garrafa e, de fato, lá estava a água. A garrafa estava quase cheia de água! De repente, ele se viu em um dilema: Se bebesse aquela água poderia sobreviver, mas se despejasse toda a água na velha bomba enferrujada, talvez conseguisse água fresca, bem fria, lá no fundo do poço, toda a água que quisesse e poderia deixar a garrafa cheia para a próxima pessoa... mas talvez isso não desse certo.
Que deveria fazer? Despejar a água na velha bomba e esperar a água fresca e fria ou beber a água velha e salvar sua vida? Deveria perder toda a água que tinha na esperança daquelas instruções pouco confiáveis, escritas não se sabia quando?
Com muito medo, o homem despejou toda a água na bomba. Em seguida, agarrou a manivela e começou a bombear... e a bomba começou a chiar. E nada aconteceu!
E a bomba foi rangendo e chiando. Então surgiu um fiozinho de água; depois um pequeno fluxo, e finalmente a água jorrou com abundância!
A bomba velha e enferrujada fez jorrar muita, mas muita água fresca e cristalina. Ele encheu a garrafa e bebeu dela até se fartar. Encheu-a outra vez para o próximo que por ali poderia passar, botou a rolha e acrescentou uma pequena nota ao bilhete preso nela: "Creia em mim, funciona! Você precisa dar toda a água antes de poder obtê-la de volta!"
Podemos aprender coisas importantes a partir dessa breve história: Saiba olhar adiante e compartilhar! Aquele homem poderia ter se fartado e ter se esquecido de que outras pessoas que precisassem da água pudessem passar por ali. Ele não se esqueceu de encher a garrafa e ainda por cima soube dar uma palavra de incentivo. Se preocupe com quem está próximo de você.
Em João 15:12, Jesus diz; O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Para sairmos do egoísmo e do isolamento que geram a morte e vivermos as relações fraternas que geram a vida, nós temos que seguir o mandamento deixado por Jesus:
"AMAI-VOS UNS AOS OUTROS"
Amando aos nossos irmãos como a nós mesmos, com certeza estaremos sendo obedientes ao Senhor, só que este amor terá que ser totalmente desinteressado, gratuito, sem querer nada em troca.
Se nós afirmamos que estamos na luz, mas odiamos o nosso irmão, ainda estamos caminhando nas trevas sem saber aonde ir.
Só sairemos das trevas se tomarmos o Filho de Deus como modelo. Daí as trevas se afastarão de nós e a verdadeira luz que é Jesus irá brilhar para sempre em nossas vidas.
Se dissermos que não temos pecados, estamos nos enganando a nós mesmos.
Todos nós somos pecadores, porém,  se reconhecemos os nossos pecados, Deus, que é fiel e justo, nos perdoará, através de Jesus Cristo, nosso intercessor. Perdoando os nossos pecados,  Ele nos purificará de toda a injustiça.
Existem duas ofertas de vida: A vida que vem do mundo e a vida que vem de Deus.
Não devemos amar o mundo, nem o que há no mundo. Pois tudo o que vem do mundo nos leva à perdição.
Sabemos que o sexo descompromissado, a inveja, o apego aos bens materiais, a vaidade,... são ofertas de vida vindas do mundo. Portanto, devemos combatê-las com as ofertas de vida vindas de Deus que são a fidelidade, a partilha, o amor ao próximo, etc...
Escolhendo as ofertas de vida vindas de Deus, viveremos felizes para sempre.
Analisando o texto, vemos que Deus nos mostra dois caminhos: O caminho do bem e o caminho do mal.
Ele não nos a obriga escolher um ou outro caminho, mas a vontade dEle é que sigamos o caminho do bem.
A escolha fica ao nosso critério. Podemos escolher o caminho do bem ou o caminho do mal. Se escolhermos o caminho do mal, estaremos contrariando a vontade do Pai.
Como não sabemos o dia em que seremos chamados para prestar contas dos nossos atos frente a Deus Pai, estaremos correndo o risco de morrermos em pecado grave e nossas almas ficarem eternamente queimando no fogo do inferno.
Sabemos que o caminho do bem é um caminho de muito sacrifício, mas,  como a nossa vida aqui na Terra é muito curta, este sacrifício será compensado com a nossa salvação e teremos uma eternidade para contemplarmos as maravilhas de Deus e ficarmos, como Lázaro, ao lado do Pai Abraão, admirando as obras do Criador.
Nós que saímos das ofertas de vida vindas do mundo que é o mal e nos encontrarmos com Jesus Cristo que, de braços abertos nos, acolheu, e, com Seu Santo Sangue, (obediente ao Deus Pai) perdoou não só os nossos pecados, mas os pecados do mundo inteiro.
Permaneçamos ao lado dEle, mesmo com todas as dificuldades pelas quais iremos passar.
Se nós estivermos sempre em comunhão com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, estaremos em comunhão com nossos irmãos e também ao próximo como Jesus nos amou.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...