sábado, junho 25, 2011

Servindo no deserto - 25 de junho de 2011



Êxodo 7:16 - Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto.


Como cidadãos de um mundo que idolatra o prazer, as nossas escolhas são, com grande freqüência, baseadas nos efeitos daquilo que fazemos. Desse modo, se alguma atividade, relacionamento ou atitude
gera sensações prazerosas, consideramo-las eticamente corretas e dignas de busca. As ações em si não devem ser avaliadas, mas apenas os seus efeitos sobre as emoções. Como conseqüência, a razão e as
Escrituras deixaram de ser os juízes do novo viver ético, e foram substituídas pela iníqua juíza chamada prazer e pela célebre frase: “eu acho que deve ser assim”.
Hedonismo é, portanto, a palavra utilizada para expressar essa busca desenfreada pelo prazer, pelo “sentir-se bem” a todo custo. Assim, descartamos o que nos incomoda, o que é sacrificial, o que é difícil de
ser levado à frente, pois, como  andam dizendo por aí: “nós não nascemos para sofrer”.
O pior de tudo é que essa “moda” chegou e se estabeleceu com todo vigor dentro das igrejas cristãs. As pessoas não vão mais aos cultos para serem confrontadas com o duro evangelho da nova vida em Cristo,
nem para ouvirem que são pecadoras e que precisam se comprometer com o serviço cristão e com a evangelização do mundo. Afinal isso não faz bem à “auto-estima”, não gera prazer. Em contrapartida, ouvem-se urros de júbilo diante de pregações  sobre prosperidade, cura e vitória, pois esses temas fazem bem ao ego dos cristãos hedonistas.
Como resultado da vivência desses valores, as igrejas começam a sentir na pele a dificuldade de levar à frente seus ministérios. É comum vermos igrejas lotadas aos domingos e vazias durante a semana; Líderes
de ministérios desistindo facilmente de suas jornadas, pois acham que é muito difícil continuar, em razão de  sacrifícios inerentes à posição dada por Deus. Voluntários para o serviço cristão são tão volúveis que não
resistem ao primeiro desentendimento com o grupo.  Uma multidão de pessoas descomprometidas com a obra do Senhor lota dos templos, nãose dando conta que são extremamente vazias de amor cristão, de amor
sacrificial. Não sabem o que é servir até as últimas conseqüências.
Nunca esqueçamos que servir ao Senhor às vezes é incômodo e nos leva a desertos. Isso está muito claro quando Deus manda que Moisés diga ao Faraó que liberte o povo de Israel: “Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto” (Êxodo 7:16).
Amados irmãos, precisamos relembrar que o Senhor que nos salvou é o mesmo que disse:  “no mundo tereis aflições”, “quem quiser vir após mim, tome a sua cruz e siga-me”. Jesus foi exemplo de serviço ao próximo, de auto-negação e dedicação à causa do Pai. E nós, o que somos? Por que desistimos tão rápido dos ideais de Deus para as nossas vidas? Por que somos tão covardes e acomodados? Por que só queremos servir a Deus nos vales verdejantes e não nos desertos escaldantes? Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

Pr. Sérgio Augusto de Queiroz 

www.bessamar.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...