quinta-feira, dezembro 23, 2010

A noite toda procurei - 23 de dezembro de 2010



Cantares 3:1 - “A noite toda procurei em meu leito àquele a quem meu coração ama, mas não o encontrei.”


Bom dia queridos irmãos e irmãs que me lêem hoje. A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Estive pensando na noite de quarta-feira sobre um assunto que muito fala ao coração das pessoas hoje em dia: Determinação.
Neste poema escrito por Salomão; ele nos conta a história de uma moça que procura a noite toda (Repita: a noite toda!) por àquele a quem ela amava. Quantos de nós temos procurado por toda uma noite algo que sonhamos e desejamos? Seja este algo, um emprego que nos permita estabilidade, um casamento e uma família feliz, prosperidade financeira e na saúde. Aqui na história, lemos uma moça que por uma noite toda procurava o seu amado.

O que mais me chamou a atenção na história desta moça é a atitude dela em face à situação por ela enfrentada: profunda angústia! Esta moça ousou ser determinada conforme lemos em Cantares 3:2 – “Vou levantar-me agora (...)”. Note bem meu amado, a moça não continuou deitada no leito dela ou mesmo esperando passivamente pelo milagre, mas ela levantou-se agora (repita: imediatamente!). Deus está sempre pronto a nos ajudar, mas Ele se agrada quando vê o nosso esforço: levantar cedo, estudar estratégias, nos prepararmos, e só então, o milagre que tanto esperamos vem! O apóstolo Paulo nos diz em I Coríntios 3:9 – “Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.”Ele mesmo não precisa, mas pede a nós para cooperarmos com Ele – Deus se agrada quando nós trabalhamos para alcançar as bênçãos que Ele tem para nós. Antes mesmo de Deus começar a agir, precisamos dar o primeiro passo.

Deus é o Todo-Poderoso que aparece a nós e faz impossibilidades tornarem-se bênçãos, assim como Ele pediu a Abraão em Gênesis 17:1 – “(...) tão somente Anda na Minha Presença e Sê Perfeito”, Ele também pede a nós o mesmo. Andar na presença Dele é não se desviar nem para a direita e nem para a esquerda, mas meditar nas Palavras contidas no Livro da Lei de dia e de noite. Ser perfeito é imitar em nossas vidas o caráter de Cristo – varão perfeito! – Buscarmos a santidade, através da oração, consagração em jejum e do nosso culto racional a Ele.
A moça não apenas decidiu em seu coração levantar-se agora, mas também, procurou por toda a cidade. Ela não se cansou enquanto não encontrou o que queria! Ela foi determinada. Aquela moça tinha um propósito bem definido no coração dela, e enquanto não via seu objetivo alcançado ela continuava a procurar. Meus queridos, Deus honra o nosso esforço! No final da história, sabem o que aconteceu com aquela moça? Note bem em Cantares 3:4 – “(...) Quando encontrei aquele a quem meu coração ama. Eu o segurei e não o deixei ir (...)”– aquela moça encontrou o que buscava! E ainda diz o texto que quando ela encontrou, ela o segurou e não deixou ir. Meus amados, quando você encontrar o que tanto você procura: emprego, salário, casamento, felicidade, ou qualquer outra coisa – agarre bem firme e não solte mais, pois grandes coisas vão acontecer na tua vida.

A vitória é tua para louvor do nome do Senhor!
Deus hoje te abençoe e te guarde de todo mal.

(Lucas Tognolo)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...