sexta-feira, dezembro 31, 2010

Você Está em Brasa por Deus? - 31 de dezembro de 2010



Romanos 12 : 11 - Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;

Se você tem estado morno, estabeleça a meta de aumentar a chama da paixão espiritual em 2011.

Um das minhas metas de vida é ficar em brasa por Deus.
Quando olho para os grandes heróis espirituais da Bíblia, vejo homens e mulheres que carregavam dentro de si um fogo santo — um fogo que produzia muito mais do que só pureza pessoal. Depois que os carvões em brasa lhes tocavam os lábios, as labaredas de fogo os conduziam a seguir a agenda radical de Deus.

Os profetas do Antigo Testamento conheciam esse fogo. Aliás, Jeremias disse que sentia como se as chamas de Deus estivessem presas em seus ossos (Jeremias 20:9). O Rei Davi disse que o zelo do Senhor o “consumia” (Salmo 69:9) — e esse versículo foi citado quando Jesus expulsou, com um chicote, os trocadores de dinheiro do Templo.

Esse fogo queimava no coração dos crentes que eram despedaçados pelos leões de César no primeiro século. Mais recentemente, heróis espirituais como Charles Finney, George Whitefield, John Wesley ou Catherine Booth tinham uma característica em comum: eles tinham um fervor em brasa pura. Cristãos mornos jamais mudaram o mundo.

Você pode achar que tal fervor pouco comum é uma emoção reservada somente aos missionários ou evangelistas de tempo integral. Mas o apóstolo Paulo nos conta que todos os cristãos precisam ter uma temperatura espiritual que chegue ao ponto de fervura. Em Romanos 12:11 ele nos manda ser “fervorosos no espírito”. A palavra grega para fervoroso é zeo, que significa “ferver como liquido quente ou incandescer como metal quente”.

Conheço o suficiente acerca da minha própria natureza pecadora — e acerca da história da igreja — para reconhecer que o fervor espiritual precisa ser reaceso regularmente. Movimentos que começam com intenso fervor evangelístico podem se tornar tão frios como gelo em apenas uma geração. O fogo em sua própria vida pode se apagar.

Você está em brasa por Deus? Ele quer que sua vida espiritual acumule algum calor. Mas é nossa responsabilidade aumentar as chamas. O reavivamento é uma escolha.

Talvez seja hora de você fazer um check-up. Suas respostas às seguintes perguntas ajudarão a apurar sua temperatura espiritual:

1. Você tem compaixão dos que não conhecem Jesus? Se já faz tempo que você não tem falado com um descrente sobre sua fé, isso é uma boa indicação de que seu fervor diminuiu. Quando o fogo de Deus é uma paixão dentro de nós, não conseguimos segurá-lo dentro de nós! E nada jogará mais combustível em sua paixão espiritual do que levar alguém até Cristo.

2. Você se sente entristecido com o patente estado de pecado da sociedade ao redor de você? Jesus jamais nos chamou para nos isolar dos descrentes. Mas se fizermos concessões aos valores do mundo esfriaremos. Nossas escolhas de entretenimento ou prazeres egocêntricos poderão sutilmente nos seduzir e nos afastar de uma dedicação a Deus com todo o coração. Se você, como Ló, “armou sua tenda próximo demais de Sodoma”, sua amizade com a escuridão apagará sua paixão espiritual.

3. Você é duro ao lidar com todos os pecados conhecidos em sua vida? Muitos cristãos vivem num contínuo estado de mornidão porque não estão dispostos a cortar seus pecados pela raiz. Deus quer que tragamos nossos hábitos pecaminosos à luz ardente de Sua presença. E isso exigirá que você seja brutalmente sincero com um amigo cristão de confiança que possa orar por você.

4. Você está indo atrás das coisas de Deus com mais paixão do que outros interesses pessoais? Durante os dias do profeta Ageu, Israel era culpado do pecado de prioridades colocadas no lugar errado. As pessoas estavam construindo suas próprias casas enquanto a casa de Deus estava em ruínas (veja Ageu 1:2-5). Você pode ter metas admiráveis que não parecem “erradas” em si, mas seu desejo por uma carreira, sucesso material, reconhecimento, um cônjuge ou uma vida livre de estresse pode ser o que está enfraquecendo seu fervor.

5. Você tem uma amizade íntima com Deus? O fervor espiritual não é sobre o longo tempo que você passa orando, nem sobre quantas vezes você vai à igreja toda semana, nem sobre quantos versículos da Bíblia você memorizou. A verdadeira paixão por Deus é abastecida de energia quando você está perto dEle. Se sua fé virou uma fórmula de rotina, uma tradição árida ou uma casca vazia, corra de volta aos braços dEle e permita que Ele derreta seu coração que caiu em erro.

6. 2011 será um ano de desafios tremendos. Enfrentaremos revoltas e intensa guerra espiritual a nível nacional e mundial. Esse não é um ano para nos deixarmos levar a um estado de mediocridade espiritual. Corações mornos não terão a energia para perseverar. Oro para que você aumente a chama que há em você e permita que o fogo dEle consuma você.

Feliz Ano Novo, feliz 2011.

João Lopes

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...