terça-feira, dezembro 07, 2010

Passando a seca com água - 07 de dezembro de 2010



Isaías 35:5 a 10 - "...5Então os cegos verão,e os surdos ouvirão;6os aleijados pularão e dançarão,e os mudos cantarão de alegria.Pois fontes brotarão no deserto,e rios correrão pelas terras secas.7A areia quente do deserto virará um lago,e haverá muitas fontes nas terras secas.Os lugares onde agora vivem os animais do deserto virarão brejos onde crescerão taboas e juncos.
8Haverá ali uma estrada que será chamada de “Caminho da Santidade”.Nela, não caminharão os impuros,pois ela pertence somente ao povo de Deus.Até os tolos andarão nelae não se perderão.9Nesse caminho, não haverá leões,animais selvagens não passarão por ele;ali andarão somente os salvos.10Aqueles a quem o Senhor salvar voltarão para casa,voltarão cantando para Jerusaléme ali viverão felizes para sempre.A alegria e a felicidade os acompanharão,e não haverá mais tristeza nem choro."


Por que o Senhor Jesus se identifica tanto com água, ou melhor, por que cita tantas vezes palavras relacionadas com água na bíblia?
Gosto muito desse texto do profeta Isaías e escolhí esses versos para tirar deles uma 'boa' explicação para a 'falta d'água' nas nossas vidas e relacionar com as 'fontes, rios, mares, lagos..' que o nosso Senhor possui.

Pra início de conversa...
Na bíblia nós encontramos 20 livros com a palavra água em seus versos;

Gênesis 1:6
¶ E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

Gênesis 7:18
E prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as águas.

Gênesis 24:43
Eis que estou junto à fonte de água; seja, pois, que a donzela que sair para tirar água e à qual eu disser: Peço-te, dá-me um pouco de água do teu cântaro;

Êxodo 4:9
E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca.

Levítico 15:11
Também todo aquele em quem tocar o que tem o fluxo, sem haver lavado as suas mãos com água, lavará as suas roupas, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.

Números 5:17
E o sacerdote tomará água santa num vaso de barro; também tomará o sacerdote do pó que houver no chão do tabernáculo, e o deitará na água.

Números 19:21
Isto lhes será por estatuto perpétuo; e o que espargir a água da separação lavará as suas vestes; e o que tocar a água da separação será imundo até à tarde.

Números 20:8
Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.

Números 27:14
Porquanto, no deserto de Zim, na contenda da congregação, fostes rebeldes ao meu mandado de me santificar nas águas diante dos seus olhos (estas são as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim).

Números 31:23
Toda a coisa que pode resistir ao fogo, fareis passar pelo fogo, para que fique limpa, todavia se purificará com a água da purificação; mas tudo que não pode resistir ao fogo, fareis passar pela água.

Deuteronômio 8:15
Que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha pederneira;

Josué 3:13
Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas.

Juízes 7:5
E fez descer o povo às águas. Então o SENHOR disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.

2 Reis 2:14
E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.

2 Reis 3:20
¶ E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água.
Ezequiel 47:4

E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.

Ezequiel 47:8
Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis.

João 4:14
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

João 5:4
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.

1 João 5:6
¶ Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.

O interessante é que todas essas 'águas' citadas nos dá a sensação de leveza, libertação e purificação, tanto em nossa vida espiritual como na material. Geralmente quando estamos sem água nos sentimos sujos, ou obviamente com sede, ansiando por um copo bem gelado de uma água pura e limpa. Nosso corpo necessita de água assim também como nosso espírito. No antigo testamento nos mostra bastante os sacerdotes lavando-se para entrar no santuário e purificarem-se - de Gênesis a Deuteronômio vemos isso; nos mostra também águas medindo o profeta Ezequiel; e pode medir vc também.

Vemos que o Senhor Nosso Deus tinha uma grande preocupação acerca da purificação do homem, desde lá percebemos que o homem em si é um ser impuro e o corpo em si para nada presta. Podemos observar também Eliseu usando a capa de Elias para ferir as águas; Eliseu tinha uma grande sede de unção da parte do Senhor, seguindo sempre a Elias. Ele não buscou riquezas, só queria unção do Senhor. Vemos também Gideão, o Senhor teve uma grande estratégia em selecionar aqueles homens para a batalha; será que vc está bebendo água corretamente? Entrando no Novo Testamento percebemos que a presença da água torna-se mais profunda, e muito profunda:No livro de João vemos que quem beber da água do Senhor JAMAIS terá sede; também que o anjo descia em certo tempo no tanque e movimentava as águas. Na 1ª epístola nos diz que Jesus veio por água e sangue.

Isto é mesmo bastante interessante, principalmente quando estamos com sede.. da palavra. Jesus veio trazer uma palavra a nós na Nova aliança não diferente da antiga, mas mais profunda. Ele quis e quer revelar a sua grandiosidade a nós, os pequeninos. Esta terra representa o deserto vivido por muitas pessoas hoje; um deserto de aflições, de dores e lástimas.. cheios de pestes e doenças que não existe e nem existirá tão cedo curas para tais. Infelismente as pessoas tem procurado água em poços (João 4) - políticos, bancos, farmácias, hospitais.. e não sabem que se beberam da água da vida nunca mais sofrerão porque por mais que passem secas neste deserto chamado Terra (o nome já diz muita coisa), saberão que Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus - O Santuário das moradas do altíssimo. Mas pra entrarmos nessas moradas precisamos e sentimos (pelo menos aqueles que já experimentaram da água da vida) a necessidade de nos lavarmos, assim como os sacerdotes purifcavam-se em suas pias antes de oferecerem sacrifícios, precisamos hoje lavar as nossas vestes no Sangue vertido lá na Cruz.

Na antiga aliança lavavam-se o corpo e mesmo assim acontecia de permanecerem impuros por um dia ou mais. Hoje fomos galardoados com um Espírito de vida, e Nunca morreremos pois somos insaciáveis e quanto mais somos insaciáveis mais somos saciados.. rsrsr.. será que dar pra entender isso? De sede nunca morreremos, já temos a água da vida, então a morte de nós já foi distanciada. A comida? A comida é a própria palava. No deserto? Há uma mesa preparada diante dos nossos inimigos. Inimigos? Todos aqueles que diz que não alcançaremos a água eterna, ou vida eterna. Vida eterna? Jesus Cristo - O Caminho! Na antiga aliança vemos que a água sempre se passava, a lei naquele tempo nos mostrava o 'olho por olho..' e nada seria encoberto ou desfeito, caso houvesse erro ou pecado - pecou, pagou. Hoje, desfrutamos de um graça incomparável. Essa água é a única viva, que nunca nos deixa sozinhos.

Muita vezes percebemos o quanto nos parecemos com as árvores. Um dia estamos tão verdinhas mas outros dias estamos secas e sem vida; parece que morreu.. acabou? Não Jesus veio para trazer vida, e essa água com certeza é vida para uma árvore morta e seca. No deserto do teu coração o Senhor fará brotar este "rio que alegra a cidade de Deus", e a alegria te acompanhará eternamente. Não mais morrerá mas terá uma vida abundante - comendo o melhor desta terra. Aguardando ansiosos por um esposo maravilhoso que virá cheio de glória.

Que venhamos continuar plantados junto a ribeiros, dando o nosso fruto na própria estação, ou seja, esperando a vontade do Senhor, tudo vem no tempo certo e determinado por Deus, por isso nossos folhas nunca se secarão e tudo quando fizermos prosperará!

Fiquem na paz do Senhor Jesus.

Missionária Myllena Carneiro. (extraído do blog Comendo Maná)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...