domingo, abril 11, 2010

Momento de Reflexão 15 de março de 2010

João 10:10 - "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância".

"...a síndrome do amor perdido é o nome da doença contraída pelo homem, quando da desobediência que vitimou sua relação com o Criador. A síndrome quebrou o elo! Claro que, sendo uma colocação minha, não consta de nenhum memento médico, portanto é uma derivação de causa e efeito na situação analisada.
Vejamos então: Sabedoria, justiça e retidão, só teriam razão com a inclusão de um elemento fundamental, o amor. Desta forma, enquanto sabedoria e justiça estavam mais para a razão, a prática dessas, a retidão, estaria mais para o sentimento, cujo filtro fundamental seria o amor. Sem o amor não haveria sentido a justiça e até mesmo a sabedoria. Justiça, sendo o exercício do bem, não se praticaria consigo mesmo, mas com o semelhante. Cada um seria cuidador de seu próximo. Se quisermos uma palavra mais adequada: cada qual santificaria e seria santificado pelo seu irmão. De certa forma, ao ser destituído da presença de Deus, o homem não perdeu nenhuma característica básica de sua formação. Continuou como dantes, mas satanás interferiu logo no elemento equalizador de toda ação santa, correta e do bem, o sentimento do amor. Se o amor seria o filtro pelo qual a justiça seria praticada, o inimigo tratou logo de enfermá-lo. Posto isso, o homem, sem o filtro do amor, começou a sofrer distorções em seu sentimento mais nobre, a síndrome do amor perdido.
Toda doença tem um agente causador e, neste caso, foi a infeliz decisão do homem de tomar e comer do fruto contaminado. O fruto, arrancado da árvore do conhecimento do bem e do mal, fora contaminado assim que a mulher e o homem decidiram seguir as orientações de satanás. Vamos dizer, apenas para efeito de entendimento, que estivesse contaminado por vírus. Vírus destruidor! Transformou a boa em má noticia para o homem, dali pra frente.
Toda doença tem sintomas, que possibilitam seu diagnóstico. Se pensarmos na ilustração do vírus colocado pelo hacker satanás, veremos que o versículo acima tem tudo a ver. O hacker, por sua ação, é um pirata que invade, rouba, mata e destrói todo o sistema original de um processador. Nesse caso, sempre haveria prejuízo a alguém, portanto sintoma e conseqüência clara da síndrome do amor perdido (SAP).
Uma característica maléfica de todo vírus é multiplicar-se e transmitir-se por contato, portanto uma vez instalado só um bom programa antivírus pode destruí-lo. No caso dessa doença, somente a troca do coração de pedra por um coração de carne poderia resolver. "E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne" (Ezequiel 36:26). O coração de carne, aqui, simboliza originalidade de sentimento, portanto sua volta estaria condicionada ao retorno à casa paterna. Só o Senhor tem o antivírus!
Para toda doença existe um índice de morbidade. A SAP é letal sempre! Se o doente não admitir sua infecção e não decidir buscar por socorro, Àquele que pode curá-lo, sua morte está consumada. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:23). Desta feita, por amor, Deus restaura o homem restituindo-lhe a chave para a vida eterna espiritual, livrando-o da síndrome do amor perdido. Basta que o homem decida refazer seu elo quebrado. Em algumas citações bíblicas, a isso se refere como consertar o vaso quebrado e reconstruir o altar".
Muita alegria para você e sua família, na Paz do Senhor Jesus.
Mensagem de hoje foi extraída do livro Amor em Movimento, autor João Carlos da Silva, página 43 a 45.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...