domingo, abril 11, 2010

Momento de Reflexão 29 de março de 2010

Miquéias 6: 6/8 - "Com que me apresentarei ao Senhor, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano?"

Esta semana estive estudando um livro bem pequeno do Velho Testamento e olha que maravilha eu encontrei! Às vezes, temos a impressão, quando ouvimos mensagens versadas no Velho Testamento, que nosso Deus seja um tirano e ávido por sangue e sacrifícios como compensação pelos nossos erros! Se assim fosse, o nosso Deus não seria diferente dos demais deuses pagãos, onde seus súditos oferecem sacrifícios pessoais e de animais tentando assim, comprar as benesses e a expiação dos seus erros.
Temos um Deus amoroso, e que nos quer muito bem e em nada se assemelha a isso! Jamais Ele exigiria de seus seguidores sacrifícios dessa natureza para compensar erros pessoais. Imagine se você comete um grave erro e depois queira oferecer seu filho como pagamento! Está certo isso? Ou mesmo se a oferta fosse de um bezerro de um ano, como no texto escolhido. Veja a sequência do texto citado acima: Miquéias 6: 7 - "Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma?"
Quem pecou descumpriu preceitos recomendados pelo Senhor, portanto é responsabilidade pessoal. Como resolver isso senão de forma pessoal também? Agora veja o verso seguinte: Miquéias 6: 8 - "Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?" Você consegue perceber como nosso Deus é diferente? Ele não quer seu sacrifício, mas seu coração, na forma de cumprimento de preceitos simples e básicos, que são fundamentais à nossa vida aqui na Terra, em comunidade.
Tenho dito que nós devemos praticar o bem e a justiça, como forma de adorarmos a Deus, nosso Senhor. O texto que citei, nos seus três versos, chama a atenção para isso. E, se percebemos bem, muito do que é dito de nosso Deus não combina com sua forma justa e carinhosa de se relacionar com o ser humano, sua família, sua menina dos olhos. Se eu falhei em cumprir a justiça, Ele é fiel e justo para me perdoar, pois ele me quer, sou parte de sua família. De nada adiantaria eu oferecer um bezerro, indefeso, incriminável, como expiação por meus erros. Tenho que confessar os meus pecados e assim me reconciliar com o Senhor. Isso é correto, pois Jesus veio ao mundo para dizer isso: que façamos o bem e a sua justiça na forma de manifestar nosso amor a Deus e praticar isso com nosso semelhante, mandamentos máximos.
Concluo que, se não fazia sentido o sacrifício e oferendas, similares aos pagãos, antes de Jesus, agora, mais do que nunca isso não faz nenhum sentido. Somos resgatados pela nossa aceitação de que Jesus veio mostrar o Caminho, a Verdade e a Vida com seus gestos, palavras e atitudes. Façamos isso e pronto! Estamos com Deus e tudo mais que advier é consequência dessa nossa familiaridade com Ele, que é o nosso Pai, nosso genitor!
Fique com Deus, seja um bem aventurado, sempre, com Ele!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...