domingo, abril 11, 2010

Momento de Reflexão 01 de abril de 2010

Mateus 27: 51 - "E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras".

Desejo, com muito amor, que a Paz esteja em sua vida, a Paz de nosso Senhor.
O ser humano foi criado num paraíso, livre e com amplitude de horizonte. Não havia cercas nem muros para demarcação de territórios. O Senhor deu a terra como morada ao ser humano e todos os animais. O homem inventou a cerca, quem sabe para proteger seus animais de predadores, mas também criou os muros para se proteger. Posso imaginar que esse tenha sido o começo de algo muito ruim para a humanidade. Estou me referindo aos muros de segregação. O homem se cercou entre muros! Até ele cercar seu espaço físico com algum anteparo que lhe dê proteção tudo bem, mas o que estou querendo dizer é sobre os muros sociais, que isolam os seres humanos.
Parece que isso vem de longe, ou melhor, vem de sempre, desde a queda do ser humano com a desobediência ao Criador. Existem muros de muitos tipos. Todos são barreiras de relacionamento e distanciam as pessoas, numa clara desobediência ao mandamento do amor ao próximo. Podemos citar, de passagem, muitos muros, muitos tipos de discriminação: racial, religiosa, idade, financeira, status, sexual, cultural, social, e diria também de poder, etc. Estes muros fazem muita diferença na nossa vida e interferem no cumprimento dos mandamentos fundamentais de Jesus: amar a Deus, sobretudo, e praticar esse amor com o semelhante. Como fazer isso escondido atrás de algum desses muros que citei?
O ser humano, invés de amar ao próximo como conseqüência de seu amor a Deus, dedica-se a construir barreiras de separação, que impedem a aproximação e distanciam uns aos outros. Posso entender o fato do véu do templo ter se rasgado, no momento da morte de Jesus, que ali estava decretada a ruptura total com qualquer separação, ainda que fosse no próprio templo. Jesus estava deixando livre o acesso ao Pai para todos que O quisessem aceitar, crendo em sua Palavra, a palavra do amor.
Porque o ser humano insiste em construir muros e permanecer cercado por eles? Todos os ensinos de Jesus foram no sentido de acabar com essas segregações e discriminações. Não foi à toa que Ele reafirmou os mandamentos do amor! Quanta importância Ele deu a isso! Colocou o amor ao próximo até como condição de entrada no reino de Deus, numa relação que fez, da prática desse amor com o serviço a Ele próprio.
Sei que os muros que estou falando lhe incomodam também e você gostaria que as coisas fossem diferentes. O que fazer? Nossa parte nisso é testemunhar o amor, como prática de vida, junto ao mundo que nos cerca, cheio de muros e barreiras. Não adianta levantar bandeiras de não à violência, não às discriminações, de que tipo seja, ou ficar dizendo o que deveria ser feito. É preciso que seja feito, e não há outra maneira disso acontecer, senão pelo testemunho de uma vida comprometida com a Palavra.
Medite nessa palavra que chega até você nesse momento. Faça a sua parte, saia de traz de algum muro que esteja te cercando. Nossa recompensa é sempre o convívio afetuoso com os nossos irmãos e com nosso Pai e a certeza de uma morada definitiva na casa paterna. Lá há muitas moradas!
Muitas bênçãos e muita alegria para você e sua família, na Paz do Senhor Jesus.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...